Sobre Nós

O Núcleo de Apoio à Criança com Câncer de Rondônia (NACC) foi fundado em agosto de 2007, por um grupo de pessoas que atuavam no setor de oncologia do Hospital de Base Ary Pinheiro.
A instituição começou de maneira improvisada, acomodando apenas 10 hospedes. Os idealizadores realizavam maratonas em busca de doações para o custeio das despesas. Mas, nem sempre os recursos levantados eram suficientes para as dividas.
Com o aumento dos índices do câncer em Rondônia, as demandas cresceram e a necessidade de angariar fundos também. A diretoria passou então a promover eventos para suprir as necessidades constantes da associação.
Em 2010 a relevância do NACC ficou evidente, quando a Assembleia legislativa de Rondônia declarou a instituição como utilidade publica (Lei 2314/2010). Reconhecimento que elevou as responsabilidades e a necessidade da colaboração da sociedade rondoniense.
O NACC ainda funciona em uma estrutura alugada e continua dependendo da solidariedade da população. A capacidade de atendimento e de 25 pessoas, todos recebem hospedagem e alimentação.
A missão é prestar assistência as crianças e adolescentes com câncer, oferecendo apoio logístico e melhores condições para que tenham qualidade de vida enquanto estiverem em tratamento.

VISÃO

Contribuir para elevar as chances de cura do câncer infanto-juvenil e promover a qualidade de vida das crianças e adolescentes com câncer e suas famílias antes, durante e após o tratamento.

NOSSA RAZÃO DE EXISTIR

Apesar dos grandes avanços da medicina, os tratamentos do câncer geram um forte impacto junto aos pacientes e suas famílias. Somados à baixa condição socioeconômica e ao afastamento da rede familiar e social de apoio, desorganizam todos os aspectos da vida dos envolvidos, com alterações físicas, psicológicas, sociais, familiares e econômicas que lhes conferem um estado de vulnerabilidade retratado na seguinte problemática:

- Impossibilidade de suprir as necessidades básicas;
- Despreparo para o enfrentamento da situação de doença;
- Presença de sequelas decorrentes da doença e tratamentos;
- Elevado índice de risco nutricional;
- Risco de morte;
- Fragilidade física e emocional;
- Estresse elevado;
- Desagregação familiar acentuada;
- Choque cultural;
- Dificuldades relativas à reinserção social.
Portanto, são necessários uma estrutura complexa de serviços, uma equipe multiprofissional qualificada e recursos financeiros elevados para viabilizar o apoio integral indispensável para o enfrentamento da situação da doença, melhoria das condições biopsicossociais (físicas, psicológicas e sociais) para a eficiência e a garantia da continuidade dos tratamentos e ainda, o preparo para a reinserção na vida familiar e social após a alta médica.

A luta contra o câncer infantil e juvenil é levada muito a sério pelo Núcleo de apoio a criança com câncer – NACC-RO. Divulgue nosso trabalho e ajude a espalhar essa corrente do bem.

ESTATUTO

O Estatuto Social do NÚCLEO DE APOIO A CRIANÇA COM C NCER é um documento registrado em Cartório que contém todas as condições e regulamentos necessários para o funcionamento da instituição como uma sociedade civil sem fins lucrativos. Estas são importantes regras para que a atuação seja feita de maneira organizada e transparente perante a lei e a sociedade.